domingo, 26 de fevereiro de 2012

Carnaval em Veneza

    Faz muito tempo que não coloco nada aqui, mas é porque as últimas semanas foram bem corridas...muita coisa pra fazer, e no meio disso começou a fashion week e teve ainda o carnaval em Veneza! Então, já que o carnaval ja passou (aqui em Milão a comemoração foi nesse final de semana), vou começar atualizando sobre isso.
    O carnaval de Veneza é um evento clássico e a cidade lota nessa época! E realmente, tava muito cheio, pra caminhar chegava a ser meio complicado algumas horas, mas vale a pena.
    O clima de carnaval é totalmente diferente do que é no Brasil. Lá tu vê pessoas de todas as idades, desde famílias com bebê de colo a casal de idosos. O mais legal é que as pessoas entram no clima mesmo, e as fantasias ficam muito perfeitas!
   Sem contar que a maioria das pessoas andam de máscara  (não tem como ir pra lá e não comprar pelo menos uma de recordação). E é na Piazza de San Marco, onde fica tudo concentrado. Tem um palco instalado no meio e várias atrações vão acontecendo ao longo do dia. Mas a programação começa cedo e termina também. De resto, as pessoas ficam caminhando pelas ruas, ou entram em algum pub. 
    Bom fora isso, eu acabei ficando hospedada numa ilha perto de Veneza, chamada St Erasmo. É um lugar bem simples e não tem quase nada, são mais moradores e algumas pousadas. 
   Já que fiquei só o final de semana em Veneza e tinha a função do carnaval, de passeio turístico acabei escolhendo: andar de gondola, não tem como ir pra lá e não fazer isso! O passeio dura em torno de 40 minutos, e o gondoleiro vai mostrando alguns pontos turísticos e vamos passeando pelo meio da cidade, muito legal. Entrei também na Basilica di San Marco, que é linda demais! Vale a pena, a igreja é um dos maiores exemplos da arquitetura Bizantina, e a riqueza dos detalhes é incrível.

Na Ilha de St Erasmo. Ir de bicileta pra parada era a melhor opção!!

As pessoas ficam paradas na rua para serem fotografadas

Mais fantasias!

Piazza di San Marco lotada

Basilica di San Marco

Fim de tarde, saindo pro passeio de gondola


Na gondola!!


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Milano Unica

          Aconteceu nos últimos dias aqui na cidade a Milano Unica, que é uma feira de tendências de tecidos e acessórios. A feira que acontece aqui é uma das mais importantes junto com a que ocorre em Paris (que começa semana que vem).
Essa feira é o primeiro passo pro começo do desenvolvimento das próximas coleções de cada marca, nesse caso estamos falando das coleções de Primavera/ Verão 2013 (vale lembrar que no Brasil funciona diferente o cronograma das estações das coleções e dos desfiles! Nas últimas semanas, onde ocorreram a SPFW e o Fashion Rio, foram desfiladas as coleções de Inverno 2012 , enquanto os desfiles internacionais - que também já iniciaram - estão desfilando o Inverno 2013 que inicia no fim do ano, ou seja, aqui eles estão sempre uma estação a frente).
Foi muito bom ver de perto como funciona uma feira dessas, além de ter acesso a diversas informações, o fluxo de movimento de pessoas da área no local é incrível. São designers e responsáveis pelas marcas (de todos os cantos do mundo), em busca do máximo de informações.
A feira funciona da seguinte maneira: o primeiro salão é das tendências. Logo na chegada a primeira coisa a se fazer é ir direto pro lugar onde há várias televisões passando vídeos falando quais serão as tendências da estação. Sortudo é quem consegue um lugar pra sentar, pois os vídeos são longos e com diversas informações. O lugar fica lotado, e é todo mundo tentando um lugar privilegiado pra conseguir analisar da melhor maneira as fotos e os textos que aparecem.
Depois de feito isso, o salão é dividido conforme cada tendência. E o que ocorre é a exposição de tecidos e acessórios de diversos fabricantes. Cada um deles tem uma etiqueta com um código e o nome do fabricante, se o futuro comprador (as marcas) se interessarem por esse produto, anotam essa referência e depois disso, vão para o outro salão que é onde ficam os stands de cada empresa que fabrica esses tecidos ou acessórios, para começarem a realizar algumas negociações (essa área é difícil o acesso, só mesmo os representantes das marcas podem circular tranquilamente por lá).
Como de costume, fotos não são permitidas! Consegui tirar umas com o celular escondido, até que me pegaram! Mas pra ter uma idéia já é bom...esse é o início de um trabalho pros próximos 6 meses pra qualquer marca. Depois que acaba a feira de Paris, cada marca começa seu processo de criação e a partir daí, só vai, até a finalização da coleção!

Entrada da feira

Salão das tendências (cada canto do espaço é dedicado à uma tendência)

Stands dos Fabricantes


Folder do evento


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Matteo Bardi, the photographer


                         Hoje, na disciplina de Fashion Styling, a gente recebeu a visita do fotógrafo Matteo Bardi. Ele foi a convite das professoras pra nos falar um pouco da experiência de trabalho dele e nos dar algumas dicas!
                Então, ele é fotógrafo profissional, trabalha pra diversas empresas e nos últimos anos se focou especialmente em ser fotógrafo em desfiles de moda, além de ser também Cool Hunter - o principal motivo da ida dele a nossa aula hoje foi essa, nessa disciplina vamos desenvolver um projeto focado nisso, que nada mais é do que procurar futuras tendências em tudo que nos cerca: arte, arquitetura, comportamento, estilo e por aí vai.
                A questão é que existem diversas funções na área da fotografia de desfile de moda e afins, e já que ele não se foca especificamente em uma só, e faz de tudo um pouco, acabou nos explicando uma por uma, e conforme ia falando ia nos mostrando as câmeras que usava pra cada situação e exemplificava tirando fotos nossas ou mostrando fotos de alguns desfiles que ele cobriu (ele está presente em quase todas as semanas de moda internacional: Milão, NY, Paris, Londres...)
               
                As funções são as seguintes:

1)     Front Row Photographer: São os fotógrafos que ficam na frente da passarela, e fazem a foto do look inteiro;
2)   Accessories Front Row Phorographer: Ficam à esquerda da passarela, e fotografam apenas os detalhes (acessórios, bolsas, rosto...);
3)   Backstage Photographer: Como o próprio nome diz, são os responsáveis pelas fotos do backstage do desfile;
4)      Paparazzo: Todo mundo sabe o que é! Responsáveis por tirar fotos das celebridades e dos VIPS;
5)      Beauty Backstage Photagrapher: Tiram foto da maquiagem das modelos, antes da entrada na passarela;
6)     Blogger Photographer: Ficam na rua, tirando foto do estilo das pessoas que passam pelo local que vai ser realizado o desfile;
7)      Photographer Cool Hunter: Trabalha procurando tendências.

    O item número 7 se tornou o foco principal na aula de hoje como comentei ali acima. Além de Matteo trabalhar nessa área para algumas revistas, ele muitas vezes faz parceria com o fotógrafo e blogger, Scott Schuman . Pra quem não sabe quem é, Scott é o fundador do blog  The Sartorialist, que é referência nessa área!  Ele tira fotos em situações cotidianas, mostrando o estilo das pessoas em diversas cidades e cantos do mundo...é demais, eu adoro!  

   E por fim, nós fomos pro pátio da faculdade fazer testes de Cool Hunting, focando em sapatos! Tiramos algumas fotos das pessoas que estavam passando por ali (pra funcionar e ter um bom resultado é preciso parar a pessoa e pedir!)  e tiramos entre as pessoas da turma. O Matteo foi nos dando várias dicas, e também fizemos alguns filmes porque muitas vezes pode ajudar muito numa pesquisa como essa! 






 Contei pra ele do meu blog e pedi pra fazer algumas fotos, ele é muito simpático e ainda ficou posando pra mim, muito bom! É isso, espero que gostem...achei legal compartilhar essa aula, já que foi a visita de um grande profissional da área!

Matteo Bardi







quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

la Rinascente


   Ontem fui na la Rinascente, uma loja de departamento de marcas de luxo (Armani, Burberry, Celine, Dior, Gucci, Louis Vuitton, Marc Jacobs, Salvatore Ferragamo, Versace, Yves Saint Laurent, são alguns exemplos, porque tem muito mais!)
           São 7 andares de loja, começando com a parte de maquiagem e perfumaria, depois as bolsas e sapatos,  roupa feminina, roupa masculina, roupa infantil, roupa íntima, artigos para casa (cama, mesa e banho) e por fim, no último andar, tem alguns restaurantes, cafés, um “mini mercado” e um terraço que fica ao lado da Duomo, muito legal!
                É uma loucura, acho que não tem uma pessoa que não entre lá e não fique fascinada (principalmente as mulheres, óbvio! haha). Mas é o tipo de lugar que vale a pena conhecer, ainda mais pela variedade de produtos existentes e todos sendo de alta qualidade!
           Ah! Como sempre, eles não gostam que tirem fotos...fui tirando umas rápido, enquanto não tinha ninguém por perto pra mostrar como é o lugar em geral!



                

Maquiagem e Perfumes

Sapatos

Uma parte do departamento feminino!

No terraço! E atrás, a Duomo!