Aconteceu nos últimos dias aqui
na cidade a Milano Unica, que é uma feira de tendências de tecidos e
acessórios. A feira que acontece aqui é uma das mais importantes junto com a
que ocorre em Paris (que começa semana que vem).
Essa feira é o
primeiro passo pro começo do desenvolvimento das próximas coleções de cada
marca, nesse caso estamos falando das coleções de Primavera/ Verão 2013 (vale
lembrar que no Brasil funciona diferente o cronograma das estações das coleções
e dos desfiles! Nas últimas semanas, onde ocorreram a SPFW e o Fashion Rio,
foram desfiladas as coleções de Inverno 2012 , enquanto os desfiles internacionais
- que também já iniciaram - estão desfilando o Inverno 2013 que inicia no fim
do ano, ou seja, aqui eles estão sempre uma estação a frente).
Foi muito bom
ver de perto como funciona uma feira dessas, além de ter acesso a diversas
informações, o fluxo de movimento de pessoas da área no local é incrível. São
designers e responsáveis pelas marcas (de todos os cantos do mundo), em busca
do máximo de informações.
A feira
funciona da seguinte maneira: o primeiro salão é das tendências. Logo na chegada
a primeira coisa a se fazer é ir direto pro lugar onde há várias televisões
passando vídeos falando quais serão as tendências da estação. Sortudo é quem
consegue um lugar pra sentar, pois os vídeos são longos e com diversas
informações. O lugar fica lotado, e é todo mundo tentando um lugar privilegiado
pra conseguir analisar da melhor maneira as fotos e os textos que aparecem.
Depois de
feito isso, o salão é dividido conforme cada tendência. E o que ocorre é a
exposição de tecidos e acessórios de diversos fabricantes. Cada um deles tem
uma etiqueta com um código e o nome do fabricante, se o futuro comprador (as
marcas) se interessarem por esse produto, anotam essa referência e depois
disso, vão para o outro salão que é onde ficam os stands de cada empresa que
fabrica esses tecidos ou acessórios, para começarem a realizar algumas
negociações (essa área é difícil o acesso, só mesmo os representantes das marcas
podem circular tranquilamente por lá).
Como de
costume, fotos não são permitidas! Consegui tirar umas com o celular escondido,
até que me pegaram! Mas pra ter uma idéia já é bom...esse é o início de um
trabalho pros próximos 6 meses pra qualquer marca. Depois que acaba a feira de
Paris, cada marca começa seu processo de criação e a partir daí, só vai, até a
finalização da coleção!
Entrada da feira |
Salão das tendências (cada canto do espaço é dedicado à uma tendência) |
Stands dos Fabricantes |
Folder do evento |
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