sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Milano Unica

          Aconteceu nos últimos dias aqui na cidade a Milano Unica, que é uma feira de tendências de tecidos e acessórios. A feira que acontece aqui é uma das mais importantes junto com a que ocorre em Paris (que começa semana que vem).
Essa feira é o primeiro passo pro começo do desenvolvimento das próximas coleções de cada marca, nesse caso estamos falando das coleções de Primavera/ Verão 2013 (vale lembrar que no Brasil funciona diferente o cronograma das estações das coleções e dos desfiles! Nas últimas semanas, onde ocorreram a SPFW e o Fashion Rio, foram desfiladas as coleções de Inverno 2012 , enquanto os desfiles internacionais - que também já iniciaram - estão desfilando o Inverno 2013 que inicia no fim do ano, ou seja, aqui eles estão sempre uma estação a frente).
Foi muito bom ver de perto como funciona uma feira dessas, além de ter acesso a diversas informações, o fluxo de movimento de pessoas da área no local é incrível. São designers e responsáveis pelas marcas (de todos os cantos do mundo), em busca do máximo de informações.
A feira funciona da seguinte maneira: o primeiro salão é das tendências. Logo na chegada a primeira coisa a se fazer é ir direto pro lugar onde há várias televisões passando vídeos falando quais serão as tendências da estação. Sortudo é quem consegue um lugar pra sentar, pois os vídeos são longos e com diversas informações. O lugar fica lotado, e é todo mundo tentando um lugar privilegiado pra conseguir analisar da melhor maneira as fotos e os textos que aparecem.
Depois de feito isso, o salão é dividido conforme cada tendência. E o que ocorre é a exposição de tecidos e acessórios de diversos fabricantes. Cada um deles tem uma etiqueta com um código e o nome do fabricante, se o futuro comprador (as marcas) se interessarem por esse produto, anotam essa referência e depois disso, vão para o outro salão que é onde ficam os stands de cada empresa que fabrica esses tecidos ou acessórios, para começarem a realizar algumas negociações (essa área é difícil o acesso, só mesmo os representantes das marcas podem circular tranquilamente por lá).
Como de costume, fotos não são permitidas! Consegui tirar umas com o celular escondido, até que me pegaram! Mas pra ter uma idéia já é bom...esse é o início de um trabalho pros próximos 6 meses pra qualquer marca. Depois que acaba a feira de Paris, cada marca começa seu processo de criação e a partir daí, só vai, até a finalização da coleção!

Entrada da feira

Salão das tendências (cada canto do espaço é dedicado à uma tendência)

Stands dos Fabricantes


Folder do evento


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