sexta-feira, 2 de março de 2012

Fashion Week - Início


   A Fashion Week se despediu de Milão nessa terça feira, e dá pra dizer que é uma experiência maravilhosa – pra quem gosta dessa área- ver como funciona todo esse sistema e vivenciar isso bem de perto. Quando a semana de moda se inicia em uma cidade, ela se torna o foco de todos os profissionais da área. Ou seja, na última semana que passou, circular pelas ruas de Milão contava sempre com encontros com pessoas dos mais diferentes estilos e até grandes estilistas (eu mesma encontrei o Roberto Cavalli na rua um dia, depois vou contar sobre isso!)
   A programação é grande, e a variedade de opções também. Mas é importante saber: Fashion Week não é evento para turistas, somente convidados e pessoas da área podem ter a chance de participar. E é nessa parte que as coisas complicam um pouco. Para assistir os desfiles das grandes marcas só sendo convidado VIP mesmo. O que se pode fazer é o seguinte: depois que todos os convidados Vips entrarem no desfile, pode se tentar falar com o segurança, e explicar que estuda/trabalha com moda, e o resto da conversa depende da situação! Eu expliquei que estava morando aqui por um tempo pra estudar moda e acrescentei umas coisas a mais. E foi assim que consegui entrar uma vez num evento e outra vez em um desfile. Mas claro, escolhi marcas mais “simples”!  Tentar fazer isso na frente dos desfiles das marcas mais prestigiadas (como Prada, Gucci, Versace...) se torna impossível. A quantidade de pessoas na frente do evento é enorme, mas a dica que dão é que vale a pena ir para pelo menos ver quem circula na entrada.
   Já que tem muita informação pra falar, vou ir dividindo conforme os dias. Na quarta-feira (22/02), foi quando iniciou a Fashion Week. Já que o evento não ocorre em um lugar só, e sim, em diversos pontos da cidade, muita coisa acontece ao mesmo tempo.
   Primeiro, fui ao espaço Mercedes-Benz Fashion Club, que estava localizado perto da Duomo. O que estava acontecendo lá era tipo um lounge, com coquetéis e aperitivos, e três modelos ficavam circulando pelo espaço usando roupas do designer Mauro Gasperi (é um estilista que entrou no projeto “New Up Coming Designers”, no qual a Camera Della Moda Italiana organiza, com o intuito de revelar novos talentos). Nesse local o acesso foi tranquilo, porque os alunos da NABA tinham a entrada liberada.

O espaço

Aperitivos

Modelos com as roupas do Mauro Gasperi

A proposta não era de desfile, elas circulavam pelo local como se fossem convidadas.

   Depois disso, fui até ao Grand Hotel Ed De Milano (que fica perto do Quadrilátero da Moda), onde estava tendo o coquetel de lançamento da coleção da Via Delle Perle.  Neste local, só entrava quem estava na lista de convidados. Mas apelei pra tática de conversar com o/a segurança, e liberaram minha entrada.
Chegando no espaço do evento, havia um cenário montado com árvores secas, troncos e “neve”. As modelos estavam sentadas nos troncos usando as roupas, e o mais legal, é que na verdade elas estavam misturadas no meio de manequins. A maquiagem era tão perfeita, que  todo mundo parava pra olhar com calma e diferenciar o que era o que. Na outra parte do salão acontecia um coquetel, onde a maioria dos convidados ficavam.

Cenografia montada para a exposição da coleção

Espaço onde ocorria o coquetel
 

Um comentário: